Descrição

Blog desenvolvido durante a disciplina de Fundamentos de Engenharia de Computação na UFS, ministrada pelo professor Renê Pereira de Gusmão. É alimentado pelos alunos Denisson Silva, Gustavo Bezerra, João Marcos, Leonam Matheus e Yann Trabuco

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Raspberry PI



Raspberry PI



Dentre os microcomputadores, se destaca o Raspberry Pi, um aparelho parecido com um chip, e do tamanho de um cartão de crédito. Seu baixo custo e seu pequeno tamanho se destaca no mercado. Apesar de pequeno, o Raspberry Pi contém processador, processador gráfico, slot para cartões de memória, interface USB, HDMI, memória RAM, entrada de energia e barramentos de expansão.


Porém, por ser um hardware de baixo consumo, não é ideal para games ou softwares de edição de vídeo. Ele conta com com processadores construídos a partir dos designs ARM, que são ideais para máquinas genéricas, sistemas de controle e unidades que geram menos calor e gastam menos energia. Mas apesar dessa simplicidade, suporta diversas distribuições Linux e pode reproduzir vídeos de alta definição em uma tela de TV, via saída HDMI. Pode também conectar mouse e teclados comuns. O sistema operacional deverá ser instalado em um cartão de memória SD, já que o computador não apresenta disco rígido próprio. Com o sistema operacional, você pode realizar praticamente qualquer tarefa possível num computador convencional. 

Há dois tipos de modelos Raspberry Pi, o A e o B. O A tem um hardware um pouco mais simples e é vendido a preços menores, US$ 20. Ele conta ainda com 256 MB de memória RAM, uma porta USB e uma Ethernet. Já o modelo B conta com equipamento de maior capacidade, é um pouco maior e pode ser comprado por US$ 35.São 512 MB de RAM e duas portas USB. De resto, tanto processador e demais componentes são iguais em ambos os modelos.


As possibilidades oferecidas por ele atraem engenheiros e programadores que criam experimentos inusitados. Há empresas interessadas em desenvolver painéis publicitários, como aqueles de shoppings centers, que usem o Raspberry Pi. Parece que a sua aplicabilidade é ilimitada.


                                         



Outro projeto que o foi utiliizado o Raspberry, foi no da impressora Pipsta. É uma impressora térmica compacta, silenciosa e simples de usar que pode ser criada a partir de um Raspberry Pi. O modelo não faz o uso de tinta e é bastante econômico. Isso é possível porque ela produz imagens com o aquecimento do papel térmico que passa pela cabeça da impressora.








Bibliografia: www.techtudo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário