Componentes
básicos de um
computador
A função de um computador é processar dados. Para processá-los
é preciso movê-los até a unidade central de processamento,
armazenar resultados intermediários e finais em locais onde eles
possam ser encontrados mais tarde e controlar estas funções de
transporte, armazenamento e processamento. Portanto, tudo que um
computador faz pode ser classificado como uma destas quatro ações
elementares: processar, armazenar, mover dados e controlar estas
atividades. Um computador típico possui três componentes básicos:
Unidade Central de Processamento (ou CPU), memória principal e
Sistema
de Entrada e Saída. A
CPU exerce o controle do computador, sendo responsável pela busca
das instruções, pela sua decodificação e execução. A Memória
Principal armazena as instruções e
os dados a serem processados pela CPU. O Sistema
de Entrada e Saída têm como função conectar o computador ao meio
externo, a fim de torná-lo verdadeiramente útil ao ser humano.
Exemplos de periféricos são teclado, vídeo, impressora, mouse,
unidades de disco flexível (disquetes), unidades de disco rígido
(winchester), unidades de fita magnética, modem, placa de som,
scanner , vídeo touch-screen, plotter etc.
Em
1946, o húngaro von Neumann junto com sua equipe, desenvolveu um
computador que mais tarde viria a se tornar o modelo convencional de
um computador, também conhecido como modelo (ou arquitetura) de von
Neumann. A maioria dos computadores ainda hoje apresentam
traços desta arquitetura. Suas principais características são:
• possuir
uma unidade de processamento central, para a execução de operações
lógicas e aritméticas;
• possuir
uma unidade de controle de programa, a qual determina o
sequenciamento das instruções a serem executadas por meio de sinais
de controle;
• instruções
dos programas armazenadas de maneira sequencial, facilitando sua
busca;
• existência
de registradores dedicados ao armazenamento dos operandos e dos
resultados das operações;
•unidade
de armazenamento central, na qual são guardados programas e dados,
de forma compartilhada;
• existência
de um único barramento do sistema, o qual deve ser usado de forma
compartilhada para a transferência de dados e instruções entre os
diversos blocos.
As instruções de transferência de dados apenas movem as
informações, sem alterar seu conteúdo. As transferências podem
ocorrer dentro da CPU, entre a CPU e a memória principal, entre
algum periférico e a CPU ou entre algum periférico e a memória
principal. As instruções de processamento de dados transformam as
informações utilizando os recursos de hardware disponíveis na
unidade operativa da CPU. Neste grupo encontram-se as instruções
aritméticas, tais como adição, subtração, multiplicação e
incremento, e as instruções lógicas, tais como adição lógica,
multiplicação lógica, complementação e ou-exclusivo. As
instruções de controle determinam à sequência segundo a qual as
instruções são executadas, permitindo que o controle seja
transferido de uma parte do programa para outra, ou entre diferentes
subprogramas. Exemplos de instruções deste tipo são jump (salto),
chamada de sub-rotina e retorno de sub-rotina.
Bibliografia:
TANENBAUM,
A. S. Structured Computer Organization.
Ed.
Prentice Hall. 1976 cap.1 p.1-16.
HAYES,
J.P. Digital System Design and Microprocessors.
Tokyo
Ed. McGraw-Hill. 1985. cap. 5, p.365-451.
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