Descrição

Blog desenvolvido durante a disciplina de Fundamentos de Engenharia de Computação na UFS, ministrada pelo professor Renê Pereira de Gusmão. É alimentado pelos alunos Denisson Silva, Gustavo Bezerra, João Marcos, Leonam Matheus e Yann Trabuco

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Cubieboard: um pequeno notável!

Cubieboard: um pequeno notável!


Continuando a nossa odisseia pelas single board cumputers, Chegou a vez da Cubieboard. Trata-se de um computador de placa única, feito em Zhuai, Guangdong, China. O primeiro lote de protótipos foram vendidos em setembro de 2012. A versão de produção começou a ser vendida em outubro de 2012. É compatível com o Android 4 ICS, Ubuntu 12.04 desktop, Fedora 19 ARM Remix desktop, Archlinux ARM, uma distribuição baseada no Debian chamada de Cubian e OpenBSD.


Como as demais placas, a Cubieboard tem pequenas dimensões e é ideal para quem está procurando uma alternativa ao Arduino ou ao Raspbarry Pi. Ela usa o Allwinner A10 Soc, popular em tablets de baixo custo, telefones e Mídia de PCs. A equipe Cubieboard conseguiu executar um cluster de computadores Apache Hadoop usando a distribuição Lubuntu Linux.  Cabendo na palma da mão e possuindo um sistema operacional embutido nela, a "Cubie" tem um poder de processamento notável. Não acredita? Dê uma  olhada nas características.

                         Processador: 1Ghz ARM cortex-A8 , NEON, VFPv3, 512KB L2 cache
                         GPU: Mali400, OpenGL ES
                         Memória: 1GB DDR3 @480MHz
                         Output gráfico: HDMI 1080p Output
                         Conectividade: 100MB Ethernet, 2 USB Host, 1 MMC slot, 1 SATA, 1 IR
                         Armazenamento: 4GB Nand Flash
                         Características técnicas: 96 pinos, com a inclusão de i2c, spi, lcd, sensores
                         Sistemas operacionais:  Android, Ubuntu e outras distribuições de Linux.


               

Por estar em constante evolução, a Cubieboard pode ser encontrada em várias versões. O processador ARM cortex A8 de 1GHZ é uma clara evolução em relação ao mais modesto ARM11 700MHz do Raspberry Pi. Outro ponto positivo é a inclusão do GPU Mali 400, o que dá à Cubieboard uma robustez na decodificação de vídeo por hardware e um poder de processamento gráfico razoável para alguns jogos graças ao suporte OpenGL ES.  Destaca-se ainda a inclusão de um módulo de memória de 1GB (DDR3) que marca uma grande diferença em relação aos 256 MB (SDRAM) incluídos no Raspberry Pi. Nas seguinte figuras é possível visualizar as diferenças entre as placas do Cubieboard e do Raspberry pi.

Cubieboard
Raspbarry Pi
As características da Cubieboard por si só são atrativos mais que suficientes, principalmente sabendo que quem decide optar por ela  não terá prejuízo a nível dos sistemas operacionais suportados por ela. A Cubieboard, tal como o Raspberry Pi, suporta o sistema operacional Android e múltiplas distribuições de Linux, com destaque para o Ubuntu.


Mas e o preço? Será que ainda consegue bater os "míseros" 35 dólares do Raspberry Pi? Não, mas é certo que olhando para o custo da Cubieboard e o contrapondo às especificações de hardware, os 49 dólares pedidos pelo autor desta placa serão de certo muito bem empregados. A Cubieboard está disponibilizada mundialmente, o que significa que quem estiver interessado nesta pequena máquina tem grande facilidade em adquirir. E você? Está afim de mergulhar no mundo "Cubie"?
¹Site Oficial: www.cubieboard.org
² Techenet - www.techenet.com.br 
³ Robocore - www.robocore.net
⁴ Youtube - www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário