Descrição
Blog desenvolvido durante a disciplina de Fundamentos de Engenharia de Computação na UFS, ministrada pelo professor Renê Pereira de Gusmão. É alimentado pelos alunos Denisson Silva, Gustavo Bezerra, João Marcos, Leonam Matheus e Yann Trabuco
Linguagem de Programação
Linguagem de Programação
Conceito
Podemos imaginar o computador como uma super calculadora, capaz de fazer
cálculos muito mais rápido que nós, mas para isso devemos dizer para o
computador o que deve ser calculado e como deve ser calculado. A função
das linguagens de programação é exatamente essa, ou seja, servir de um
meio de comunicação entre computadores e humanos.
Tipos
Baixo nível:
As linguagens de baixo nível são interpretadas diretamente pelo
computador, tendo um resultado rápido, porém é muito difícil e incômodo
se trabalhar com elas. Exemplos de linguagens de baixo nível são a
linguagem binária e a linguagem Assembly.
Alto nível:
São mais fáceis de se trabalhar e de entender, as ações são
representadas por palavras de ordem (exemplo faça, imprima, etc)
geralmente em inglês, foram feitos assim para facilitar a memorização e a
lógica. Elas não são interpretadas diretamente pelo computador, sendo
necessário traduzi-las para linguagem binária utilizando-se de um
programa chamado compilador.
Cada linguagem de programação é diferente da outra, contendo palavras-chave próprias. Exemplos de linguagens de alto nível são C++, Java, C#, Delphi (Pascal), PHP, Visual Basic, etc.
Importância:
Ensinar programação esta sendo apontado como uma matéria importante para o futuro dos alunos, mas por que especialistas e empresários de todo o mundo pensam e divulgam isso? Computação está cada vez mais ao nosso redor, está em nossas casas, trabalhos, transportes, lazer e por que não na nossa educação. No começo do uso da computação na educação foi feito de forma equivocada que somente reproduzia o modelo tradicional de educação, ou seja, educação expositiva não interativa em que o aluno não participava e portanto não tinha nada a acrescentar a mesma, porém a o ensino da programação ao aluno tem sido apontado como um alterador dessa realidade, não só porque o aluno terá que obrigatoriamente interagir com a linguagem de programação, mas também porque a linguagem de programação será uma alteradora de realidade do mesmo, sendo possível aplicável ao mundo do aluno e estimular a sua criatividade.
Bibliografia:
http://www.corais.org
http://www.infoescola.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário