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Blog desenvolvido durante a disciplina de Fundamentos de Engenharia de Computação na UFS, ministrada pelo professor Renê Pereira de Gusmão. É alimentado pelos alunos Denisson Silva, Gustavo Bezerra, João Marcos, Leonam Matheus e Yann Trabuco

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Linguagem de Programação

Linguagem de Programação


Conceito 


Podemos imaginar o computador como uma super calculadora, capaz de fazer cálculos muito mais rápido que nós, mas para isso devemos dizer para o computador o que deve ser calculado e como deve ser calculado. A função das linguagens de programação é exatamente essa, ou seja, servir de um meio de comunicação entre computadores e humanos. 



Tipos

Baixo nível:

As linguagens de baixo nível são interpretadas diretamente pelo computador, tendo um resultado rápido, porém é muito difícil e incômodo se trabalhar com elas. Exemplos de linguagens de baixo nível são a linguagem binária e a linguagem Assembly.


Alto nível:

São mais fáceis de se trabalhar e de entender, as ações são representadas por palavras de ordem (exemplo faça, imprima, etc) geralmente em inglês, foram feitos assim para facilitar a memorização e a lógica. Elas não são interpretadas diretamente pelo computador, sendo necessário traduzi-las para linguagem binária utilizando-se de um programa chamado compilador.

Cada linguagem de programação é diferente da outra, contendo palavras-chave próprias. Exemplos de linguagens de alto nível são C++, Java, C#, Delphi (Pascal), PHP, Visual Basic, etc.

 

Importância:  

Ensinar programação esta sendo apontado como uma matéria importante para o futuro dos alunos, mas por que especialistas e empresários de todo o mundo pensam e divulgam isso? Computação está cada vez mais ao nosso redor, está em nossas casas, trabalhos, transportes, lazer e por que não na nossa educação. No começo do uso da computação na educação foi feito de forma equivocada que somente reproduzia o modelo tradicional de educação, ou seja, educação expositiva não interativa em que o aluno não participava e portanto não tinha nada a acrescentar a mesma, porém a o ensino da programação ao aluno tem sido apontado como um alterador dessa realidade, não só porque o aluno terá que obrigatoriamente interagir com a linguagem de programação, mas também porque a linguagem de programação será uma alteradora de realidade do mesmo, sendo possível aplicável ao mundo do aluno e estimular a sua criatividade.

 

Bibliografia: 

http://www.corais.org

http://www.infoescola.com

 

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